São Tomé

São Tomé e Príncipe, oficialmente República Democrática de São Tomé e Príncipe, é um estado insular localizado no Golfo da Guiné, composto por duas ilhas principais (Ilha de São Tomé e Ilha do Príncipe) e várias ilhotas, num total de 1001 km², com cerca de 160 mil habitantes. Estado insular, não tem fronteiras terrestres, mas situa-se relativamente próximo das costas do Gabão, Guiné Equatorial, Camarões e Nigéria.

As ilhas de São Tomé e Príncipe estiveram desabitadas até 1470, quando os navegadores portugueses João de Santarém e Pedro Escobar as descobriram. Foi então, uma colónia de Portugal desde o século XV até sua independência em 12 de julho de 1975. É um dos membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

São Tomé - a capital

A Cidade de S. Tomé, cidade capital, localiza-se na margem nordeste da ilha de S. Tomé, começou a ser construída em 1485 quando os portugueses liderados por Álvaro Caminha ali se instalaram no intuito de explorar a cultura da cana-de-açúcar.

São Tomé conta-se entre as mais pequenas capitais a nível mundial pela sua dimensão física e populacional. Cerca de um terço da população, 56.000 habitantes vive na capital.
Tal como nos restantes aglomerados, São Tomé conserva muito da arquitectura colonial, com edifícios muito antigos alguns datam do século 16 como se verifica com o forte de São Sebastião, actual museu nacional.

 

Para mais informação pode consultar:

The world fact book (CIA)

Wikipedia

U.S. Department of State

www.saotomeprincipe.st

www.turismo-stp.org

www.stptourism.st (only in Portuguese)

www.sao-tome.st (only in French)

www.happytellus.com

http://saotomeblog.com (Follow this blog about Sao Tomé!)

Neoturis
VeriSign Secured, McAfee Secure, W3C CSS compliant
GuestCentric - Hotel website & booking technology